sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Davi - O artista mutimídia

Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com seus antepassados e seu corpo se decompôs.”. Atos 13.36
* * *
Pensando nisto, encontrei este texto bem interessante sobre como Davi serviu a sua geração, no Blog CRISTOCULTURA:
DAVI - O artista multimídia
Normalmente, quando Davi é citado nos púlpitos, livros e palestras, muito se fala de seus dotes como guerreiro, seu período difícil fugindo do rei Saul e suas peripécias como rei.Entretanto, há um aspecto da vida de Davi, pouco comentado, que gostaria de abordar aqui: seu interesse pelas artes.Analisando sua biografia nas páginas da bíblia, notamos sua atuação em vários campos da arte.Então, vejamos:
Música: "Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar."1 Sm. 16: 18a.
Poesia: "E falou Davi ao Senhor as palavras deste cântico."2 Sm. 22: 1a.Sabemos também que uma grande parte dos Salmos são de sua autoria.
Teatro: "Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba."1 Sm. 21: 13.Ou seja, neste episódio, Davi temendo que o rei filisteu Aquis se levantasse contra sua vida, se fez de maluco para ser poupado.Davi deveria ser bom nisso, pois o rei Aquis ficou convencido de que ele era louco(vs. 14 ,15)!
Dança: "(...) Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração."2Sm. 6:16.
Produtor cultural:"E ajuntou todos os príncipes de Israel, como também os sacerdotes e levitas.E foram contados os levitas de trinta anos para cima(...)para louvarem ao Senhor com os instrumentos que eu fiz para o louvar, disse Davi."1 Cr. 23: 2,3,5.A Bíblia mostra que Davi era um homem cheio de fortes sentimentos pelas coisa da vida e pelo Senhor seu Deus.Seu estilo de adoração ligada às artes até hoje influencia àqueles que adoram o Deus de Israel.E com certeza, o principal motivo do impacto que as artes tiveram nele e através dele foi o fato de que em sua época, assim se dizia a seu respeito: "O Senhor é com ele."1Sm. 16: 18c.
P.S.: Se Davi vivesse nos dias de hoje, aposto que ele teria um blog e postaria vídeos no YouTube...
---
E aí? Precisa de mais algumas sugestões??

Nenhum comentário:

Postar um comentário