sexta-feira, 3 de abril de 2009

Peça pizza pela internet

“Você entra na vida dos outros e eles entram na sua”. Essa frase está na capa da última edição da revista semanal Época. A geração atual tem se mostrado muito corajosa, afinal de contas, diferente dos mais “antigos”, tem feito de suas vidas privadas um livro aberto, utilizando as “redes sociais” como Orkut, MSN, YouTube e agora, a mais nova febre da internet, o Twitter, como meio de divulgação.
Com certeza essas ferramentas são o mais novo modelo de relacionamento do nosso século e tem proporcionado grandes “experiências” aos jovens e adolescentes nos dias de hoje. Você fica sabendo de tudo, a todo momento e arrebanha uma quantidade inigualável de “amigos” que não seriam possíveis se não fosse a internet. Segundo a revista Época, “a grande novidade do Twitter é o ritmo. Por algum motivo inexplicável, as pessoas não param de trocar mensagens”. Com o Twitter as pessoas tornam-se seguidoras umas das outras e automaticamente acabam fazendo parte da vida e do cotidiano umas das outras.
Não há dúvida que essas ferramentas podem ser utilizadas para compartilhar uma alegria, dar um conselho amigo, ser um espaço para abrir o coração, porém, até que ponto isso realmente traz um relacionamento verdadeiro e duradouro? Como saber se esse “fazer parte da vida e do cotidiano das pessoas” significa realmente se importar com o outro e verdadeiramente fazer parte de sua vida?
As redes sociais dão a impressão de deixarem os relacionamentos mais próximos, entretanto, na realidade, são mais superficiais. Elas proporcionam muitos amigos virtuais, porém poucos amigos reais. Permitem publicar informações triviais sobre o dia-a-dia de cada pessoa (o que comemos, que ônibus pegamos, que roupa estamos usando, o que estamos fazendo), mas não há tanta coragem para publicar alguma informação sobre o que o coração realmente está sentindo (principalmente quando se está deprimido).
Não se pode fugir dessa realidade, e nem é o que Cristo quer, mas como a juventude evangélica de hoje pode impactar essa geração? Como transbordar o amor de Jesus nos dias de hoje e como isso impactará a realidade atual? Antes de Jesus ser crucificado, ele deixou um legado: “Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. (João 13.15-16).
Servir. Esse é o legado. Não é possível lavar os pés do outro com mensagens instantâneas de 140 caracteres (máximo utilizado pelo Twitter). Não é possível abraçar pelo Orkut, não é possível chorar junto e colocar a mão no ombro de um amigo por meio do MSN. Use essas ferramentas virtuais para pedir uma pizza, e depois convide um amigo para saboreá-la junto com você, no mundo real mesmo. Estar e ser presente no século da virtualidade é um jeito simples de servir aos propósitos de Deus nessa geração.
O Encontrão Jovem Nacional e o Encontrão Nacional de Adolescentes 2009 vai fomentar essa proximidade entre os jovens e adolescentes. Depois do encontro, quem sabe você não utiliza as mensagens instantâneas do Twitter para marcar muito outros encontros com seus velhos e novos amigos?
Até mais e sigamos em frente com os olhos fixados em Cristo, porque esse encontro vai ser sensacional!
Wilgor Caravanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário